Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Proporção de dirigentes com forma de exploração da SAU por conta própria na população agrícola (%)
Característica Descrição
Designação Proporção de dirigentes com forma de exploração da SAU por conta própria na população agrícola (%) por Localização geográfica (NUTS - 2013) e Sexo; Não periódica
Periodicidade Anual
Fonte INE, Recenseamento agrícola - 2019
Primeiro período disponível 1989
Último período disponível 2019
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (NUTS - 2013)
  • Sexo
Conceitos
  • DIRIGENTE DA EXPLORAÇÃO:  Pessoa responsável pela gestão corrente e quotidiana da exploração agrícola e que tem nela obrigatoriamente uma ocupação regular. Entende-se por gestão quotidiana da exploração a tomada de decisões dia a dia, respeitantes aos trabalhos a realizar na exploração e às operações sem grande repercussão económica, no andamento da exploração.
  • EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA:  Unidade técnico-económica que utiliza fatores de produção comuns, tais como mão de obra, máquinas, instalações, terrenos, entre outros, e satisfaz obrigatoriamente as quatro condições seguintes: 1) produzir produtos agrícolas ou manter, em boas condições agrícolas e ambientais, as terras que já não são utilizadas para fins produtivos; 2) atingir ou ultrapassar uma certa dimensão (em área ou número de animais); 3) estar submetida a uma gestão única; 4) estar localizada numa área bem determinada e identificável.
  • SUPERFÍCIE AGRÍCOLA UTILIZADA POR CONTA PRÓPRIA:  Superfície agrícola utilizada que é propriedade do produtor. Consideram-se também como exploradas por conta própria as terras cultivadas pelo produtor a título de usufrutuário, superficiário ou outros títulos equivalentes, em que: a) usufrutuário é o beneficiário de um direito denominado usufruto, que consiste no direito de converter em utilidade própria o uso ou o produto de um bem alheio, cabendo-lhe todos os frutos que o bem usufruído produzir; b) superficiário é o beneficiário de um direito de superfície, ou seja, o direito de uma pessoa ter propriedade de plantações feitas em terreno alheio, com autorização ou consentimento do proprietário.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • FORMA DE EXPLORAÇÃO:  Forma jurídica pela qual o produtor dispõe da terra, determinando a relação existente entre o(s) proprietário(s) das superfícies de exploração e o responsável económico e jurídico de exploração (o produtor), que tem dela a fruição.
Fórmula

(N.º dirigentes com forma de exploração da SAU por conta própria na população agrícola/ População agrícola)*100

Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 31/03/2021


informação apresentada em 20/5/2024