Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Pegada material (1000 t)
Característica Descrição
Designação Pegada material (1000 t); Anual
Periodicidade Anual
Fonte INE, Conta satélite do ambiente
Primeiro período disponível 2008
Último período disponível 2021
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (Portugal)
Conceitos
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • CONSUMO DE MATÉRIAS-PRIMAS:  Quantidade de material necessário, em termos de equivalentes de matéria-prima (EMP), para produzir os produtos consumidos na área geográfica de referência.
  • EXTRAÇÃO INTERNA DE MATERIAIS:  Conjunto de todos os materiais sólidos, líquidos e gasosos (excluindo a água e o ar atmosférico mas incluindo a água contida nos materiais) que são extraídos do território económico, para posterior uso nos processos de produção ou de consumo.
  • EQUIVALENTES DE MATÉRIA-PRIMA:  Fatores de conversão para expressar uma unidade de produto comercializado em quantidade de extração de material necessária, em qualquer qualquer parte do mundo, para produzir o produto comercializado.
  • PEGADA MATERIAL:  Veja CONSUMO DE MATÉRIAS-PRIMAS
Fórmula

Pegada material = Equivalentes de matérias-primas das importações (EMP_IM) + extração interna (DE) - equivalentes de matérias-primas das exportações (EMP_EX)

Unidade de Medida (símbolo) Tonelada (1000 t)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 06/05/2024


informação apresentada em 19/5/2024