Censos :: Teste 2018

O que é e para que serve

A preparação dos Censos 2021 contempla um conjunto de operações experimentais que incluem dois inquéritos teste, a realizar em 2018 e 2019, e um Inquérito Piloto em 2020.

O Teste de 2018 tem como objetivos:

  • Testar o processo de distribuição das cartas junto dos alojamentos: O processo de distribuição de questionários porta-a-porta será substituído pelo envio de uma carta com a informação necessária para que a população possa responder pela Internet.
  • Testar o desenho dos questionários Web em multiplataformas e layout responsivo: Serão colocadas novas perguntas e reajustada a formulação de outras. O desenho dos questionários Web será testado para multiplataformas: PC, tablet e smartphone.
  • Testar a resposta pelo telefone: Vai ser testada, pela primeira vez, a possibilidade de resposta telefónica aos Censos 2021, como complemento à resposta através da Internet.
  • Testar a utilização de dispositivos móveis na realização do trabalho de campo: Os recenseadores irão usar dispositivos móveis, tablets e smartphones, para a realização do trabalho de campo.


Onde se realiza

O Inquérito terá lugar nas seguintes freguesias:

Algueirão – Mem Martins (Sintra)

Angra – Nossa Senhora da Conceição (Angra do Heroísmo)

Ceira (Coimbra)

Matriz (Borba)

Santa Bárbara de Nexe (Faro)

Sé (Funchal)

União das Freguesias de S.Mamede de Infesta e Senhora da Hora (Matosinhos)

Este inquérito dirige-se à população residente nas freguesias indicadas (aproximadamente 35 000 pessoas, residentes em 19 000 alojamentos); excetua-se a população das freguesias situadas nos municípios de Sintra e de Matosinhos, onde serão chamadas a responder apenas parte das pessoas aí residentes.


Como responder

Entre 9 e 16 de abril a população residente nas freguesias indicadas vai receber uma carta do INE com a informação necessária para responder pela Internet ou pelo telefone.

Para responder pela Internet, usando um smartphone, tablet ou PC:

  • Aceda a censosteste2018.ine.pt;
  • Digite o Código e a Password indicados na carta;
  • Preencha os questionários e selecione “Enviar”. O sistema irá devolver-lhe uma mensagem de “A sua resposta foi enviada com sucesso”. Guarde o comprovativo.

Este procedimento garante um sistema de autenticação que protege a confidencialidade e segurança dos dados. O Código e a Password são únicos, intransmissíveis e referem-se exclusivamente ao alojamento indicado na carta.

Quando terminar de responder ao Teste 2018, responda, também, ao «Questionário de Opinião». Colabore, as suas sugestões e comentários são fundamentais para podermos melhorar os Censos.

Para responder pelo telefone:

  • Ligue 800 30 20 21 (chamada grátis);
  • Tenha consigo a carta enviada pelo INE;
  • Forneça a informação que lhe for solicitada de forma precisa.

Pode também dirigir-se à sua Junta de Freguesia ou aguardar a visita do Recenseador e responder aos questionários em papel.

Questionário de Alojamento e Família

Questionário Individual


Quando responder

9 a 16 de abril − a população residente nas sete freguesias receberá uma carta do INE com os códigos para responder.

16 de abril a 13 de maio − resposta pela Internet ou pelo telefone Se não tiver condições para responder, deve contactar a Linha de Apoio ou dirigir-se à sua Junta de Freguesia (tenha consigo a carta que lhe foi enviada).

14 a 27 de maio − resposta exclusivamente em papel; aguarde a visita do Recenseador.
Se não for contactado telefone para a Linha de Apoio ou dirija-se à sua Junta de Freguesia.


Resposta obrigatória e confidencial

De acordo com a Lei do Sistema Estatístico Nacional, o INE, enquanto responsável pela produção de estatísticas oficiais, é considerado autoridade estatística. Nesta qualidade, pode exigir o fornecimento, com caráter obrigatório e gratuito, a todos os serviços ou organismos, pessoas singulares e coletivas, de quaisquer elementos necessários à produção de estatísticas oficiais.

A resposta é obrigatória e está protegida pelo segredo estatístico e profissional, pelo que os dados individuais fornecidos ao INE assumem natureza confidencial, não podendo ser cedidos ou divulgados a terceiros e destinando-se a ser utilizados exclusivamente para fins estatísticos, nos termos dos artigos 4º e 6º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio e do nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho.


Comunicação

Para além da informação disponível neste site, o INE desenvolveu uma campanha de comunicação local para apoiar a população na resposta ao Teste 2018.

Consulte aqui os suportes:

Filme (mp4)
  Cartaz (pdf)
     
Brochura (flash)   Flyer (pdf)
     
Brochura (pdf)   Slider (pdf)
     
Folheto (pdf)