Instituto Nacional de EstatísticaCensos 2011
 
Censos-2011





Censos vão às escolas

A realização das operações censitárias só é possível através da colaboração empenhada da população pelo que irá ser feita uma forte campanha publicitária com o objetivo de apelar a essa colaboração.

A população escolar dos ensinos básicos e secundário deverá constituir um agente importante para dinamizar as respostas aos Censos 2011, tanto pela compreensão da sua importância, como pela influência positiva que pode exercer sobre os pais e encarregados de educação, transmitindo-lhes essa mesma ideia de importância.

Para sensibilizar os alunos, é indispensável a colaboração dos professores. Para o efeito, em colaboração com a Equipa do ALEA (Acção Local de Estatística Aplicada — projeto conjunto da Escola Secundaria Tomaz Pelayo, da Direção Regional de Educação do Norte e do Instituto Nacional de Estatística), foram concebidos três tipos de aulas destinadas a cada um dos grupos de população a abranger (1º ciclo do ensino básico, 2º e 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário), sobre o tema “Os Censos vão às Escolas” com informação sobre “o que são, para que servem e como se fazem os Censos 2011”.

No final de cada aula, estão previstas pequenas tarefas que ajudam a compreender a consolidar melhor algumas das matérias tratadas.

O Ministério da Educação foi previamente consultado sobre este processo, tendo-lhe dado o seu total apoio por Despacho de Sua Excelência o Secretário de Estado da Educação.

censos@ine.pt © 2009-2014, Instituto Nacional de Estatística

[D] Em conformidade com o nível 'A' das WCAG 1.0 do W3C