Instituto Nacional de EstatísticaCensos 2011
 
Censos-2011





Operações experimentais

O INE estabelece e efetua um Programa de operações experimentais com o objetivo de testar e avaliar as diferentes opções técnicas e organizativas que melhor garantam o sucesso da realização dos Censos.

Uma boa organização e condução deste programa é uma condição essencial para testar novas abordagens, quer do ponto de vista da inovação tecnológica, quer do ponto de vista dos dispositivos de recolha ou da definição técnica da operação. A identificação antecipada dos problemas permite, em tempo, desenvolver as melhores soluções.

Os primeiros testes usualmente levados a cabo na preparação de uma operação censitária, dizem respeito aos questionários.

O objetivo é testar a aceitação e entendimento das perguntas e respetivas instruções, por parte da população, assim como conhecer a opinião da população sobre a organização e desenho dos questionários.

Um ano antes da operação censitária é efetuado um inquérito-piloto; é o "ensaio geral" dos procedimentos inerentes a uma operação estatística desta dimensão, que pretende avaliar a adequação de todo o plano e organização censitários.

 

censos@ine.pt © 2009-2014, Instituto Nacional de Estatística

[D] Em conformidade com o nível 'A' das WCAG 1.0 do W3C