Instituto Nacional de EstatísticaCensos 2011
 
     

Questionários

Metodologia

 
Operações experimentais - Teste 2 (2009)

O que é o 2º teste dos Censos 2011?

É o segundo inquérito teste de preparação dos Censos 2011. Estes inquéritos teste servem para identificar e corrigir possíveis falhas, de modo a garantir que, em 2011, tudo decorra da melhor forma. 

Quando e como se vai realizar?

O momento censitário do  2º teste foi o dia 20 de abril. Os trabalhos de campo foram assegurados pelos recenseadores do INE e pelas Juntas de freguesia envolvidas no teste. Cerca de 17 200 alojamentos distribuídos por 12 freguesias do país foram contactados para participar neste teste.

 


Quais os principais objetivos do 2º teste?

  • Testar a resposta aos censos através da internet - constitui um dos objetivos centrais dos trabalhos de preparação dos Censos 2011 uma vez que serão os primeiros realizados em Portugal a possibilitar este modo de resposta.
  • Testar o desenho e organização dos questionários, de modo a identificar oportunidades de melhoria que facilitem o preenchimento por parte da população.
  • Testar o modelo organizativo e o sistema de informação e controlo do trabalho de campo, o qual possibilitará ganhos de eficiência no âmbito do acompanhar em tempo real os trabalhos de campo das mais de 26 000 pessoas que estarão envolvidas.
  • Testar o modelo de captura e tratamento dos dados.
 


censos@ine.pt © 2009-2014, Instituto Nacional de Estatística

[D] Em conformidade com o nível 'A' das WCAG 1.0 do W3C