Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Taxa de incidência dos acidentes de trabalho mortais por 100 000 empregados (Série 2011 - N.º)
Característica Descrição
Designação Taxa de incidência dos acidentes de trabalho mortais por 100 000 empregados (Série 2011 - N.º) por Atividade económica (Secção - CAE Rev. 3); Anual
Periodicidade Anual
Fonte MTSSS/GEP, Acidentes de trabalho
Primeiro período disponível 2010
Último período disponível 2019
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Local de residência (Portugal)
  • Atividade económica (Secção - CAE Rev. 3)
Conceitos
  • EMPREGADO:  Indivíduo com idade mínima de 15 anos que, no período de referência, se encontrava numa das seguintes situações: 1) tinha efetuado trabalho de pelo menos uma hora, mediante pagamento de uma remuneração ou com vista a um benefício ou ganho familiar em dinheiro ou em géneros; 2) tinha uma ligação formal a um emprego mas não estava temporariamente ao serviço; 3) tinha uma empresa, mas não estava temporariamente a trabalhar por uma razão específica; 4) estava em situação de pré-reforma, mas a trabalhar.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • ACIDENTE DE TRABALHO:  Acidente que ocorre no exercício da atividade profissional ou durante o tempo passado no trabalho e do qual resulta uma lesão física ou mental.
  • ESTABELECIMENTO:  Empresa ou parte de uma empresa (fábrica, oficina, mina, armazém, loja, entreposto, etc.) situada num local topograficamente identificado. Nesse local ou a partir dele exercem-se atividades económicas para as quais, regra geral, uma ou várias pessoas trabalham (eventualmente a tempo parcial), por conta de uma mesma empresa.
  • ATIVIDADE ECONÓMICA:  Resultado da combinação dos fatores produtivos (mão de obra, matérias-primas, equipamento, etc.), com vista à produção de bens e serviços. Independentemente dos fatores produtivos que integram o bem ou serviço produzido, toda a atividade pressupõe, em termos genéricos, uma entrada de produtos (bens ou serviços), um processo de incorporação de valor acrescentado e uma saída (bens ou serviços).
  • INCIDÊNCIA:  Número de novos casos de doença, acidentes ou outros problemas de saúde que ocorrem num determinado período de referência.
Definição Indicador calculado de acordo com a metodologia europeia 'European Statistics on Accidents at Work (ESAW)'
Fórmula

(Acidentes de trabalho mortais no ano x/ População empregada no ano x)*100 000

Unidade de Medida (símbolo) Número (N.º)
Potência de 10  0
Observações Para 2010 e 2011, os dados da População empregada utilizados em denominador correspondem a valores calibrados tendo por referência as estimativas da população calculadas a partir dos resultados definitivos dos Censos 2001. A partir de 2012, utilizam-se as estimativas da População empregada calibradas a partir dos Censos 2011.
Data da última atualização 11/05/2022


informação apresentada em 7/9/2025