Instituto Nacional de Estatística Censos 2011
 
     

Publicação

Pub Censo 1970 

Questionários

  Questionários 1970

Legislação

Legislação 1970

 
1970 - 15 de Dezembro (XI Recenseamento Geral da População) (I Recenseamento Geral da Habitação)

Em 1970 realizaram-se, pela primeira vez e simultaneamente, os recenseamentos da população e da habitação, passando a palavra censo, a ser utilizada no plural como referência às duas operações simultâneas.

O Artigo 46.º do Decreto n.º 46.925, de 29 de Março de 1966 revoga a Carta de Lei de 25 de agosto de 1887, o Decreto n.º 46.926 define as competências do INE para a realização de Censos e Inquéritos e finalmente o Decreto n.º 47.555, de 23 de fevereiro de 1967, faz referência específica ao recenseamento da habitação em simultâneo com o recenseamento da população.

Para o recenseamento da habitação foram criados os questionários de edifício e de alojamento.

Utilizou-se um questionário especial para a recolha das caraterísticas do edifício, o qual foi sujeito a leitura óptica de marcas. Para além deste, foram ainda utilizados um questionário para os alojamentos e outro para a família, organizado em coluna, para a resposta de cada um dos seus membros. Houve dificuldades na ligação dos dados contidos nos vários tipos de questionários.

A maior parte dos resultados publicados foram obtidos com base numa estimativa a 20% dos questionários de alojamento recolhidos.

Considerando a grande dificuldade e custo no seguimento do tratamento da restante informação com vista a obter apuramentos a 100%, por um lado resultantes de esquemas excessivamente pesados e por outro dada a falta de capacidade do Centro de Informática para tratar um volume tão grande de informação, …

No entanto os dados referentes ao total de alojamentos, famílias, população presente e população residente foram apurados na globalidade e divulgados para as várias desagregações geográficas: distrito, concelho, freguesia e lugar.

Os conceitos e variáveis tiveram alguma evolução: foi criado o conceito de núcleo familiar e as famílias foram classificadas segundo o número de núcleos que a compõem. A população ativa foi definida com as modalidades de população empregada, desempregada (à procura de 1º emprego e de novo emprego) e a cumprir o serviço militar obrigatório.

Observou-se a forma de ocupação dos alojamentos e foi classificada com a seguinte tipologia: alojamentos de residência habitual, ocupados (de uso sazonal ou com ocupante ausente) e vagos (para venda, aluguer ou outros).

Foram recenseados 8 663 252 indivíduos residentes, verificando-se o primeiro decréscimo decenal da população residente da era dos Censos. As famílias apresentavam um número médio de 3,7 indivíduos.

 


censos@ine.pt © 2009-2014, Instituto Nacional de Estatística

[D] Em conformidade com o nível 'A' das WCAG 1.0 do W3C