Censos :: Inquérito de Qualidade dos Censos 2021
O Inquérito de Qualidade dos Censos é uma operação estatística que integra os inquéritos associados aos Censos 2021, sendo conduzido de forma independente. O seu objetivo é disponibilizar aos cidadãos e utilizadores da informação censitária indicadores de avaliação da qualidade dos resultados relativos às unidades estatísticas observadas, quer em termos das contagens (cobertura), quer de algumas características (conteúdo).
Cumpre uma prática prosseguida pelo INE desde os Censos de 1981, baseada em recomendações da Organização das Nações Unidas, e enquadra-se nas determinações do Regulamento de Execução (UE) nº 2017/881, de 23 de maio, da Comissão, no que respeita às formas e à estrutura dos relatórios sobre a qualidade dos dados obtidos nos Censos 2021.
Atendendo a que o objetivo é avaliar a qualidade dos resultados obtidos nos Censos, o Inquérito de Qualidade realizou-se após a conclusão da recolha dos Censos, numa amostra aleatória de Secções estatísticas, abrangendo todo o país.
A recolha de dados ocorreu entre setembro e novembro de 2021.
Os dados reportam-se ao momento Censitário, zero horas do dia 19 de abril de 2021, como definido também para a operação Censos.
O inquérito foi conduzido por equipas diferentes das que participaram nos Censos. Numa amostra distribuída por todo o território nacional, os entrevistadores contratados pelo INE realizaram um novo recenseamento dos edifícios e respetivos alojamentos familiares e recolheram informação por entrevista presencial junto dos residentes num subconjunto de alojamentos familiares de residência habitual.
Foram abrangidas 139 Secções estatísticas e cerca de 80 mil alojamentos. Para um subconjunto destes alojamentos os entrevistadores contactaram aproximadamente 12 mil famílias para resposta a um questionário contendo apenas quatro questões: número de pessoas residentes no alojamento em 19 de abril de 2021, nome, data de nascimento e sexo.
Os principais resultados do Inquérito de Qualidade dos Censos são expressos sob a forma de estimativas de erros de cobertura e de conteúdo.
Os indicadores de cobertura são apresentados para as Unidades Estatísticas Edifício, Alojamento Familiar, Alojamento Familiar de Residência Habitual (Agregado Familiar) e Indivíduo residente em Alojamento Familiar de Residência Habitual, por NUTS II.
Os indicadores de conteúdo são apresentados para cada uma das variáveis de caracterização dos indivíduos (sexo e grupo etário), por NUTS II.
Estes resultados estão disponíveis na publicação: