Saltar para conteúdo
 

Censos :: Censos 2021 : Mensagem do Presidente do INE

Mensagens do Presidente do Instituto Nacional de Estatística

23 de novembro de 2022

Foto Presidente do INE - Professor Francisco Lima

O Instituto Nacional de Estatística divulga hoje, dia 23 de novembro de 2022, os Resultados Definitivos do XVI Recenseamento Geral da População e do VI Recenseamento Geral da Habitação, abreviadamente designados por Censos 2021, realizados no primeiro semestre de 2021, depois de vários anos de uma cuidada preparação.

Com os Resultados Definitivos dos Censos 2021 cumpre-se um dos objetivos fundamentais do INE para esta operação censitária: devolver à Sociedade um vasto conjunto de dados estatísticos oficiais que permitam melhorar o conhecimento do país, através da caracterização da população e do respetivo parque habitacional.

Vários modos de difusão facilitam o acesso a estes resultados, procurando responder às diversas necessidades dos utilizadores.

Um Destaque à comunicação social com os principais resultados dos Censos 2021.

Uma publicação com a análise dos principais resultados dos Censos 2021. Disponibiliza informação de síntese e comparada, sempre que possível, com a última operação censitária (2011). Pretende-se fornecer uma visão geral das principais características demográficas, socioeconómicas e habitacionais do país, bem como dar nota da evolução ocorrida na última década. A publicação está organizada em três áreas temáticas: população, agregados e núcleos familiares e habitação. Para cada tema é apresentado um conjunto de indicadores sintéticos, maioritariamente com desagregação a NUTS II.

O Portal de Estatísticas Oficiais do INE disponibiliza uma área dedicada à divulgação dos Resultados Definitivos dos Censos 2021, com um conjunto de produtos de difusão: destaca-se a disponibilização de um elevado número de indicadores estatísticos até ao nível geográfico de freguesia; uma plataforma de visualização dos principais resultados; e, ainda, um produto geográfico que permite tirar partido do detalhe territorial associado à informação censitária.

Em jeito de conclusão de um longo e profícuo processo, é importante registar as circunstâncias excecionais de saúde pública em que os Censos foram realizados, com a pandemia COVID-19, que sujeitaram o INE a desafios imprevistos e de elevada complexidade para a operação censitária. No entanto, é com satisfação que o INE reconhece que foram desafios ultrapassados por todos os intervenientes nos Censos, com profissionalismo e elevado sentido de responsabilidade no cumprimento dos objectivos inicialmente definidos. Para tal, foi necessário a concepção de um Plano de Contingência, nunca antes realizado, de modo a garantir a qualidade da execução dos censos e acautelar os riscos para a população, recenseadores e demais colaboradores. Neste contexto, o sucesso desta operação censitária é inseparável do elevadíssimo nível de colaboração por parte dos cidadãos, que aderiram de forma expressiva à resposta pela internet, através do eCensos, que registou 87,5% do total de respostas. Este resultado ascende a 99,3% se adicionarmos as respostas que foram apoiadas pelos recenseadores ou remetidas através dos eBalcões localizados na Juntas de Freguesia.

O INE dirige um agradecimento especial a todas as equipas que integraram a estrutura dos Censos 2021, com destaque para os Recenseadores e para as Autarquias Locais. Importa ainda salientar a Direção Regional de Estatística da Madeira e o Serviço Regional de Estatística dos Açores que, sob coordenação do INE, asseguraram a organização desta operação de forma eficaz nas respetivas Regiões Autónomas.

É justo ainda agradecer o envolvimento de um conjunto muito alargado de entidades que colaboraram de forma ativa e empenhada, com sentido de comunidade e de co-responsabilidade face aos desafios que a excecionalidade do momento motivou na realização e divulgação desta operação estatística. Um agradecimento muito especial a toda a população do país é ainda devido que, com destacado sentido cívico, contribuiu para o sucesso e qualidade dos resultados alcançados.

Uma última vez: Contámos todos. Contámos com todos.

Todos agradecemos.

Vamos agora saber “O que nos dizem os Censos

Pelo Conselho Diretivo,
Francisco Lima

separador

Os Resultados Provisórios dos Censos 2021 já estão disponíveis

16 de dezembro de 2021

O INE divulga hoje, dia 16 de dezembro, os Resultados Provisórios do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação - Censos 2021, 8 meses após o momento censitário (19 de abril), antecipando desta forma a data inicialmente prevista no Programa de Ação para os Censos 2021 - fevereiro de 2022.

Os Resultados Provisórios constituem uma fase intermédia do processo de tratamento e validação e constituem o segundo momento de divulgação dos Censos 2021.

A antecipação da data de divulgação dos Resultados Provisórios dos Censos 2021 foi possível devido à elevada adesão da população à resposta digital, traduzindo-se numa maior celeridade na sistematização da informação recolhida e também ao elevado desempenho do sistema de tratamento dos dados que permitiu a redução dos tempos de processamento da primeira fase de validação.

Estes resultados, apesar do seu caracter provisório, permitem disponibilizar um conjunto de informação censitária de elevado interesse para o conhecimento da população e do parque habitacional do país.

  • A população residente em Portugal é de 10 344 802, representando um decréscimo populacional de 2,1% nos últimos 10 anos. Agravou-se o fenómeno de envelhecimento da população, com o aumento expressivo da população idosa e a diminuição da população jovem.
  • Na última década, a população estrangeira residente em Portugal cresceu cerca de 40% e o nível de escolarização da população residente aumentou.
  • No que respeita ao parque habitacional, Portugal registou um ligeiro crescimento do número de edifícios e de alojamentos e reforçou-se o peso da primeira habitação em detrimento das residências secundárias.

Os Resultados Provisórios dos Censos 2021, constituídos por 17 indicadores, podem ser consultados através da:

A próxima etapa concretiza-se com a divulgação dos resultados definitivos, que se prevê que ocorra até final de novembro de 2022, com a disponibilização completa de todos os indicadores estatísticos do plano de apuramentos dos Censos 2021.

Mais uma vez agradecemos a toda a população que aderiu aos novos modos de recolha na resposta aos Censos 2021, pela internet, e a todos os envolvidos, trabalhadores do INE e a sociedade em geral, que de forma empenhada permitiram a realização dos Censos com sucesso e qualidade num contexto tão excecional de saúde pública do país, ditado pela pandemia da COVID-19.

Contámos todos. Contámos com todos.

O INE agradece. A Sociedade agradece.

Pelo Conselho Diretivo,
Francisco Lima

separador

Os primeiros resultados dos Censos 2021 já estão disponíveis.

28 de julho de 2021

Hoje inicia-se uma nova fase dos Censos 2021 com a disponibilização dos seus primeiros resultados: os Resultados Preliminares.

Estes dados são apurados antes da conclusão de todo o processo de tratamento e validação final da informação e baseiam-se em contagens das unidades estatísticas (edifícios, alojamentos, agregados e indivíduos) provenientes da fase de recolha e estão disponíveis ao nível geográfico de freguesia.

Nestes primeiros resultados observamos que a população residente em Portugal, à data de referência dos Censos 2021, é de 10 347 892, representando um decréscimo de 2,0% face a 2011.

Lembramos que são dados baseados nas primeiras contagens e que a disponibilização dos resultados definitivos está prevista para o 4º trimestre de 2022, sendo antecedida por uma apresentação de resultados provisórios, a divulgar até fevereiro do próximo ano.

Mais uma vez agradecemos a todos os envolvidos nesta operação censitária começando por todos os trabalhadores do INE a quem enviamos o nosso reconhecimento pelo empenho e dedicação em realizar esta operação em condições tão extraordinárias.

Os Censos apenas são possíveis quando toda a Sociedade se congrega neste fim comum, sendo justo agradecer o êxito desta operação censitária à população que aderiu de forma expressiva à resposta pela Internet, permitindo que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país, ditado pela pandemia da COVID-19.

Um agradecimento também muito especial a todas as equipas que integraram a estrutura de recolha dos Censos 2021, em particular aos recenseadores e às autarquias locais. De destacar ainda a Direção Regional de Estatística da Madeira e o Serviço Regional de Estatística dos Açores que asseguraram a organização da operação nas Regiões Autónomas, sob coordenação do INE. O INE regista com muita satisfação e agradece o envolvimento de um conjunto muito alargado de entidades que colaboraram de forma ativa e empenhada na realização e divulgação da maior operação estatística do país.

Visite o destaque  Censos 2021 - Resultados Preliminares.

Contámos todos. Contámos com todos.

O INE agradece. A Sociedade agradece.

Pelo Conselho Diretivo,
Francisco Lima

separador

INE divulgará primeiros resultados dos Censos 2021 já no próximo dia 28 de julho.
Respostas através do digital ultrapassaram os 99%.

22 de julho de 2021

É já no próximo dia 28 de julho que o INE divulgará os primeiros resultados do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação - Censos 2021, uma operação que contou com 99,3% das respostas da população através de canais digitais.

A fase de recolha dos Censos 2021 decorreu entre os dias de 5 de abril e 31 de maio e contou com a participação empenhada da população, permitindo a conclusão da maior parte dos trabalhos apenas 6 semanas depois da data do momento censitário (dia 19 de abril). Na estrutura de recolha dos Censos 2021 estiveram envolvidas cerca de 15 mil pessoas.

Entre o total dos 99,3% de respostas digitais, o meio mais utilizado foi o do acesso direto das famílias ao website (87,5%), seguindo-se as respostas com recurso à aplicação móvel do recenseador (7,7%) e, finalmente, o preenchimento dos questionários nos 'ebalcões' localizados nas Juntas de Freguesia (4,1%).

A resposta expressiva pela Internet contribuiu decisivamente para que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país, ditado pela pandemia da COVID-19.

Realça-se que apesar do contexto pandémico e da elevada complexidade de todo o processo, o sucesso desta operação censitária é inseparável do elevadíssimo nível de adesão por parte dos cidadãos, o qual, por sua vez, resultou do enorme empenho de todos os que apoiaram, divulgaram e participaram nestes Censos 2021.

Pela sua relevância, os Censos são uma operação agregadora de toda a sociedade e o INE regista com muita satisfação e agradece o envolvimento de um conjunto muito alargado de entidades que colaboraram de forma ativa e empenhada na realização e divulgação da maior operação estatística do país. Foi um verdadeiro trabalho de equipa em todo o território nacional orientado para um só resultado comum.

Os resultados dos Censos 2021 que o INE apresentará no dia 28 de julho têm ainda um carácter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e divulgados antes do final de todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida.

A disponibilização dos resultados definitivos dos Censos 2021 está prevista para o 4º trimestre de 2022, mas será ainda antecedida por uma apresentação de resultados provisórios, a divulgar até fevereiro do próximo ano.

Contamos todos. Contamos com todos.

O INE agradece. A Sociedade agradece.

Pelo Conselho Diretivo,
Francisco Lima

separador

Terminou no dia 31 de maio a fase de resposta aos Censos 2021.

30 de junho de 2021

O INE gostaria de agradecer a participação empenhada de toda a população, permitindo que a fase de conclusão dos trabalhos da maior operação estatística nacional ocorresse apenas 6 semanas após o momento censitário - dia 19 de abril - contribuindo para o sucesso dos Censos 2021.

A resposta expressiva por canal digital (99,3%) permitiu que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país.

O INE agradece a todos os elementos que integraram a estrutura de recolha dos Censos 2021, em particular aos recenseadores e às autarquias locais, totalizando cerca de 15 mil participantes na recolha no terreno.

De destacar ainda a Direção Regional de Estatística da Madeira e o Serviços Regional de Estatística dos Açores que asseguram a organização da operação nas Regiões Autónomas, sob coordenação do INE.

Sendo da responsabilidade do INE, os Censos, pela sua relevância para o País, são uma operação agregadora da sociedade, como demonstra o conjunto alargado de entidades que colaboraram com o INE, representando vários sectores, incluindo as que acompanharam a operação desde a sua preparação através da Secção Eventual para Acompanhamento dos Censos 2021 (SEAC 2021) do Conselho Superior de Estatística.

Os primeiros resultados, de carácter preliminar, serão apresentados, previsivelmente, até meados do próximo mês de agosto. São resultados baseados em contagens decorrentes da recolha de dados sendo divulgados antes do final do processo de tratamento e validação da informação recolhida.

Contamos todos. Contamos com todos.

Pelo Conselho Diretivo,
Francisco Lima

separador

Iniciou-se uma nova etapa na recolha dos Censos 2021.

5 de maio de 2021

A excelente colaboração da população na resposta de mais de 3,8 milhões de alojamentos e 9,5 milhões de pessoas recenseadas, nas duas primeiras semanas do período de recolha, permitem-nos antecipar uma fase na qual os recenseadores entrarão em contacto para apoiar a população que ainda não respondeu aos Censos 2021.

Tomamos também esta iniciativa num momento mais favorável de saúde pública para a maior parte do território nacional.

Mantemos disponível como previsto a forma mais segura de resposta - a Internet.

Todas as restantes possibilidades de resposta estão igualmente ao dispor da população:

  • telefone através da Linha de Apoio (21 054 2021),
  • eBalcão nas Juntas de Freguesia,
  • autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protocolo de Saúde Pública.

Cumpra o seu direito de cidadania e se ainda não respondeu faça-o até 31 de maio.

O INE solicita que a resposta seja dada com a maior brevidade possível. Quanto mais rápida a resposta, maior proximidade ao dia de referência dos Censos 2021 (19 de Abril). Simultaneamente, permite aos recenseadores direcionar os seus esforços no apoio às pessoas com maior dificuldade na resposta.

Contamos todos. Contamos com todos.

Pelo Conselho Diretivo,
Francisco Lima

separador

Vêm aí os Censos!

5 de abril de 2021

O ano de 2021 tem o imenso desafio da realização dos Censos já no mês de abril.

Garantia da qualidade dos seus resultados e da segurança de saúde da população, recenseadores e de toda a cadeia operacional envolvidos nestes Censos, têm sido o grande objetivo e motivação do INE.

Mas todos podemos fazer parte deste Censos, colaborando com a resposta atempada pela Internet e informando aqueles que temos ao nosso redor para o fazer.

Os censos com resposta eletrónica era já, sem dúvida, a opção estratégica do INE. Neste momento de saúde pública tão excecional como a que estamos a viver, responder pela Internet revela-se ainda mais importante.

Para tal é preciso estar atento à carta que todos os alojamentos vão receber a partir de 5 de abril: terá os códigos essenciais para a sua resposta.

Com o envolvimento de todos somos uma Instituição mais relevante e responsiva às necessidades da sociedade.

A partir de 5 de abril, esteja atento ao seu correio e a partir de 19 de abril responda aos Censos pela internet até dia 3 de maio.

O INE agradece. A Sociedade agradece.

Pelo Conselho Diretivo,
Francisco Lima