Censos :: Censos 2021 :: Produtos
Publicação com a análise dos principais resultados dos Censos 2021, com informação de síntese e comparada, sempre que possível, com os dados dos Censos anteriores (2011). Pretende-se fornecer uma visão geral das principais características demográficas, socioeconómicas e habitacionais do país, bem como dar nota da evolução ocorrida na última década.
A publicação está organizada em três áreas temáticas: População, Agregados e Núcleos Familiares e Habitação. Para cada tema é apresentado um conjunto de indicadores sintéticos, maioritariamente com desagregação o nível de NUTS II.
Apresenta uma análise exploratória dos dados recolhidos nos Censos 2021 - XVI Recenseamento Geral da População. VI Recenseamento Geral da Habitação sobre a existência de dificuldades na realização de seis tipos de atividades/funções definidas no modelo recomendado pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) para utilização em recenseamentos da população, que permitem uma aproximação ao conceito de incapacidade com base na funcionalidade, ou seja, como resultado da interação entre a pessoa e os fatores contextuais, e não o resultado de uma avaliação baseada em diagnósticos médicos de deficiência.
Apresenta uma análise exploratória da população de nacionalidade estrangeira residente em Portugal, baseada nos resultados dos Censos 2021 - XVI Recenseamento Geral da População. VI Recenseamento Geral da Habitação.
Pretende-se caracterizar este grupo populacional nas suas diversas dimensões, nomeadamente ao nível demográfico, socioeconómico, mercado de trabalho, bem como os aspetos relativos ao enquadramento familiar e condições habitacionais.
Destaque à comunicação social com os principais resultados dos Censos 2021,identificando as principais tendências ocorridas em Portugal na última década.
Aplicação que permite a visualização e exploração dos principais indicadores dos Censos 2021 nos temas População, Agregados e Núcleos Familiares e Habitação, em gráficos e mapas, pelos níveis geográficos: NUTS II, Município e Freguesia.
De forma a possibilitar um conhecimento mais pormenorizado das temáticas recolhidas nos Censos, os dados estão organizados nos subtemas:
Consulte aqui a Plataforma de divulgação - Censos 2021
Indicadores estatísticos com desagregação máxima ao nível de Freguesia para as unidades estatísticas:
E variadas dimensões de análise, designadamente:
Estes indicadores podem ser visualizados nesta página,em quadro ou gráficos e exportados em formato .tsv, .csv, .xlsx, .ods e via Api Json
Aplicação geográfica que permite a visualização, em mapa, de um conjunto de dados tendo por base a camada: Base Geográfica de Referenciação da Informação (BGRI) 2021, para o nível de subsecção e a GRID 1000mx1000m:
Permite ainda a criação de mapas temáticos com as ferramentas disponíveis e a extração do que visualiza em formato shapefile.
Consulte aqui a Aplicação Geográfica
Geopackage (formato aberto desenvolvido pela Open Geospatial Consortium - OGC), constituído por um conjunto de variáveis dos Censos 2021, (Ficheiro síntese) associado à componente geográfica da Base Geográfica de Referenciação da Informação (BGRI) 2021 (subsecção estatística) e da GRID 1000mx1000m.
Esta informação possibilita o estudo e a caracterização de realidades a um nível geográfico detalhado, com relevância em diversas áreas de intervenção como sejam a elaboração de planos de gestão de riscos no âmbito da proteção civil ou o planeamento de infraestruturas básicas. Para conferir maior acessibilidade ao utilizador na descarga dos dados foi desenvolvido um plugin QGIS, denominado downloadGeoStatPortugal, e que está disponível no repositório de módulos do QGIS.
3 infografias (dados e imagens visualmente explicativos) em formato PDF, com uma síntese dos mais relevantes dados dos temas:
Informação por “lugares estatísticos”.
Ficheiro de Uso Público - Censos 2021 (amostra de microdados - 5% relativa a indivíduos e alojamentos).
Geoescolas – Censos – aplicação geográfica que permite obter um conjunto de dados dos Censos 2021 (Edifícios, Alojamentos, Agregados familiares, População residente por grupo etário) relativos à área envolvente de uma determinada escola (círculo com raios de 200, 500, 1000 ou 2000 metros).
No âmbito da Política de Confidencialidade Estatística, o INE, I.P. incorpora no seu processo de produção estatística um conjunto de práticas e métodos, no sentido de assegurar a proteção dos dados que recolhe, trata e divulga. O seu objetivo é o de proteger a confidencialidade dos dados e consistem na aplicação de métodos estatísticos que minimizam o risco de identificação dos indivíduos e na adoção de medidas técnicas e organizativas que garantem a segurança da informação em todas as fases do processo estatístico (desde a recolha até à difusão de dados).
A proteção da confidencialidade dos dados individuais, bem como a salvaguarda da sua utilização exclusivamente para fins estatísticos, estão regulamentadas por um conjunto de documentos legais, instituídos aos níveis nacional e da União Europeia, nomeadamente a Lei n.º 22/2008, de 13 de maio (Lei do Sistema Estatístico Nacional), o Regulamento (CE) n.º 223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de março, e o Regulamento (UE) n.º 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril.
Nos Censos 2021, com o propósito de salvaguardar a privacidade dos indivíduos e de garantir que a sua identidade e características não são obtidas a partir dos dados divulgados, foi aplicado um método estatístico de controlo da divulgação dos dados ou comummente conhecido por tratamento de segredo estatístico, designado “Targeted Record Swapping”. Este método baseia-se, num primeiro momento, na referenciação dos indivíduos que possam ser mais facilmente identificados, por apresentarem determinadas características incomuns na respetiva unidade territorial. Num segundo momento, a sua identificação é protegida pela permuta com outros indivíduos com características base idênticas, localizados noutro alojamento e numa unidade territorial próxima. Assinale-se que a aplicação deste método garante que o total da população residente e as suas principais características, permanecem inalteradas para os diferentes níveis geográficos. Ainda assim, pode conduzir a ajustamentos de pormenor no “retrato populacional”, mas que não têm impacto estatístico significativo nos resultados disponibilizados por esta operação estatística, mantendo a sua integridade e consistência.
O “Targeted Record Swapping” foi indicado como uma boa prática a nível internacional, e recomendado especificamente como um método de tratamento de segredo estatístico adequado e robusto aos dados dos Censos no âmbito do Sistema Estatístico Europeu.