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Principais Objetivos

A preparação dos Censos 2021 contempla um conjunto de operações experimentais que incluem três inquéritos teste, realizados em 2016 e 2018, e um a realizar em 2020.

O Teste 2018 teve como objetivos:

  • Testar o processo de distribuição das cartas junto dos alojamentos: O processo de distribuição de questionários porta-a-porta será substituído pelo envio de uma carta com a informação necessária para que a população possa responder pela Internet.
  • Testar o desenho dos questionários Web em multiplataformas e layout responsivo: Serão colocadas novas perguntas e reajustada a formulação de outras. O desenho dos questionários Web será testado para multiplataformas: PC, tablet e smartphone.
  • Testar a resposta pelo telefone: Vai ser testada, pela primeira vez, a possibilidade de resposta telefónica aos Censos 2021, como complemento à resposta através da Internet.
  • Testar a utilização de dispositivos móveis na realização do trabalho de campo: Os recenseadores irão usar dispositivos móveis, tablets e smartphones, para a realização do trabalho de campo.


Onde se realizou

O Inquérito teve lugar nas seguintes freguesias:

Algueirão – Mem Martins (Sintra)

Angra – Nossa Senhora da Conceição (Angra do Heroísmo)

Ceira (Coimbra)

Matriz (Borba)

Santa Bárbara de Nexe (Faro)

Sé (Funchal)

União das Freguesias de S.Mamede de Infesta e Senhora da Hora (Matosinhos)

Este inquérito dirigiu-se à população residente nas freguesias indicadas (aproximadamente 35 000 pessoas, residentes em 19 000 alojamentos).

Questionário de Alojamento e Família

Questionário Individual




Comunicação

Para além da informação disponível neste site, o INE desenvolveu uma campanha de comunicação local para apoiar a população na resposta ao Teste 2018.

Consulte aqui os suportes:

Filme (mp4)
  Cartaz (pdf)
     
Brochura (flash)   Flyer (pdf)
     
Brochura (pdf)   Slider (pdf)
     
Folheto (pdf)  





Avaliação Final

Avaliação Final: Principais Conclusões

Da avaliação global do Teste Censos 2018 destacam-se como principais conclusões:

  • A internet foi o principal canal de resposta a este teste: cerca de 88% da população abrangida utilizou esta via para responder.
  • 95% da recolha de informação realizou-se através de suporte eletrónico
  • As ações de comunicação são fundamentais à divulgação e motivação da população para responder.
  • A implementação e utilização dos Balcões “eCensos” nas Juntas de Freguesia constitui um mecanismo importante para apoiar as respostas da população.
  • O Teste 2018 permitiu definir com maior rigor o dimensionamento das áreas de trabalho do Recenseador e a calendarização da operação definitiva.
  • O desenho eletrónico dos questionários mostrou-se muito compatível com os diferentes tipos de dispositivos utilizados na recolha da informação.
  • As opções técnicas e funcionais relativas ao sistema aplicacional usado forneceram resultados que garantem a possibilidade de utilização nos Censos 2021