Saltar para conteúdo
 

Censos :: Censos 2021 :: Produtos

 

Publicação Resultados definitivos

Publicação Resultados definitivos

Publicação com a análise dos principais resultados dos Censos 2021, com informação de síntese e comparada, sempre que possível, com os dados dos Censos anteriores (2011). Pretende-se fornecer uma visão geral das principais características demográficas, socioeconómicas e habitacionais do país, bem como dar nota da evolução ocorrida na última década.

A publicação está organizada em três áreas temáticas: População, Agregados e Núcleos Familiares e Habitação. Para cada tema é apresentado um conjunto de indicadores sintéticos, maioritariamente com desagregação o nível de NUTS II.

Consulte aqui a Publicação


 

Ciclo de Estudos - O que nos dizem os Censos?

Ciclo de Estudos: O que nos dizem os Censos?

No âmbito da divulgação dos Censos 2021, o INE iniciou uma série temática “O que nos dizem os Censos” cujo objetivo é explorar de uma forma aprofundada algumas das dimensões censitárias mais relevantes ao nível da população, dos agregados familiares e da habitação.

Número 1 – O que nos dizem os Censos sobre as dificuldades sentidas pelas pessoas com incapacidades

Esta publicação apresenta uma análise dos dados recolhidos nos Censos 2021 sobre a população com dificuldades na realização de seis tipos de atividades/funções, e que permitem uma aproximação ao conceito de incapacidade.

Este estudo foi apresentado num evento online, realizado no dia 12 de dezembro de 2022 (Programa).

Consulte aqui a Publicação

Número 2 – O que nos dizem os Censos sobre a população de nacionalidade estrangeira residente em Portugal

Esta publicação apresenta uma análise exploratória da população de nacionalidade estrangeira residente em Portugal, baseada nos resultados dos Censos 2021. Pretende-se caracterizar este grupo populacional nas suas diversas dimensões, nomeadamente ao nível demográfico, socioeconómico, mercado de trabalho, bem como os aspetos relativos ao enquadramento familiar e condições habitacionais.

Este estudo foi apresentado na Sessão Comemorativa dos 20 anos do Observatório das Migrações, no auditório da Assembleia da República, dia 19 de dezembro 2022 (Programa).

Consulte aqui a Publicação

Número 3 – O que nos dizem os Censos sobre as estruturas familiares

Esta publicação apresenta uma análise das estruturas familiares e das suas principais características socioeconómicas, com base nos dados recolhidos nos Censos 2021. Caracterizam-se os agregados domésticos privados, com especial enfoque nos agregados domésticos unipessoais e os núcleos familiares nas suas diferentes configurações.

Este estudo foi apresentado num evento realizado no Instituto Nacional de Estatística, dia 24 de janeiro de 2023 (Programa).

Consulte aqui a Publicação

Número 4 – O que nos dizem os Censos sobre a habitação

Esta publicação apresenta uma análise exploratória sobre o parque habitacional, baseada nos resultados dos Censos 2021. Pretende-se caracterizar o parque habitacional nas suas diversas dimensões, nomeadamente ao nível das características dos edifícios e dos alojamentos, das necessidades de reparação dos edifícios, da forma de ocupação e regime de propriedade dos alojamentos e dos encargos com a habitação.

Este estudo foi apresentado num evento realizado no Instituto Nacional de Estatística, dia 8 de fevereiro de 2023 (Programa).

Consulte aqui a Publicação

Número 5 – O que nos dizem os Censos sobre dinâmicas territoriais

Esta publicação apresenta uma análise sobre dinâmicas territoriais centrando-se nos resultados dos Censos 2021 e explora as seguintes temáticas: a ocupação do território; a mobilidade territorial através das alterações de residência e a organização funcional dos territórios à luz das deslocações casa-trabalho.

Este estudo foi apresentado num evento realizado no Instituto Nacional de Estatística, dia 15 de março de 2023 (Programa).

Consulte aqui a Publicação


 

Destaque - Análise dos principais resultados

Destaque - Análise dos principais resultados

Destaque à comunicação social com os principais resultados dos Censos 2021,identificando as principais tendências ocorridas em Portugal na última década.

Consulte aqui o destaque






 

Plataforma de divulgação - Censos 2021

Plataforma de divulgação - Censos 2021

Aplicação que permite a visualização e exploração dos principais indicadores dos Censos 2021 nos temas População, Agregados e Núcleos Familiares e Habitação, em gráficos e mapas, pelos níveis geográficos: NUTS II, Município e Freguesia.

De forma a possibilitar um conhecimento mais pormenorizado das temáticas recolhidas nos Censos, os dados estão organizados nos subtemas:

  • Demografia |Educação | Mercado de trabalho | Migrações| Movimentos pendulares | Dificuldades
  • Agregados domésticos | Núcleos familiares | Agregados institucionais
  • Edifícios | Alojamentos familiares | Alojamentos coletivos

Consulte aqui a Plataforma de divulgação - Censos 2021


Indicadores - Base de dados

Indicadores - Base de dados – Censos 2021

Indicadores estatísticos com desagregação máxima ao nível de Freguesia para as unidades estatísticas:

  • População residente;
  • Agregados e núcleos familiares;
  • Edifícios;
  • Alojamentos.

E variadas dimensões de análise, designadamente:

  • Sexo;
  • Grupo etário;
  • Estado civil;
  • Grupo socioeconómico;
  • Níveis de escolaridade;
  • Nacionalidade;
  • Condição perante o trabalho;
  • Tipo de edifício;
  • Tipo de agregado, etc.

Estes indicadores podem ser visualizados nesta página,em quadro ou gráficos e exportados em formato .tsv, .csv, .xlsx, .ods e via Api Json


Quadros de apuramento

Quadros de apuramento

Conjunto de quadros de apuramento totalizando 105 quadros:

  • Quadros Resumo;
  • Quadros de Edifícios;
  • Quadros de Alojamentos;
  • Quadros de Agregados;
  • Quadros de Núcleos Familiares;
  • Quadros de Indivíduos.

Cada ficheiro XLS contém uma folha com os dados para o total nacional (até ao nível de NUTS II), e uma folha para cada região NUTS II com a desagregação geográfica até freguesia.

Consulte nesta página os quadros de apuramento.


 

Geocensos (abre nova página)

Geocensos

Aplicação geográfica que permite a visualização, em mapa, de um conjunto de dados tendo por base a camada: Base Geográfica de Referenciação da Informação (BGRI) 2021, para o nível de subsecção e a GRID 1000mx1000m; e lugares estatísticos:

  • Nº de edifícios;
  • Nº de alojamentos;
  • Nº de agregados;
  • Nº de indivíduos.

Permite ainda a criação de mapas temáticos com as ferramentas disponíveis e a extração do que visualiza em formato shapefile.

Consulte aqui a Aplicação Geográfica


 

Geopackage - Censos

Geopackage - Censos

Geopackage (formato aberto desenvolvido pela Open Geospatial Consortium - OGC), constituído por um conjunto de variáveis dos Censos 2021, (Ficheiro síntese) associado à componente geográfica da Base Geográfica de Referenciação da Informação (BGRI) 2021 (subsecção estatística e secção estatística), GRID 1000mx1000m e lugares estatísticos.

Consulte aqui o Geopackage

Se pretender aceder aos dados alfanuméricos desagregados ao nível de seção e de subsecção estatísticas (Ficheiros Síntese) aceda a :

FS secção

FS Subseção


 

GeoEscolas - Censos

GeoEscolas - Censos

GeoEscolas Aplicação geográfica em Versão portuguesa e inglesa, que permite obter um conjunto de dados dos Censos 2011 e 2021 (Edifícios, Alojamentos, Agregados familiares, População residente por grupo etário) relativos à área envolvente de uma determinada escola (círculo com raios de 200, 500, 1000 ou 2000 metros).

Consulte aqui GeoEscolas


 

Infografias

Infografias

3 infografias (dados e imagens visualmente explicativos) em formato PDF, com uma síntese dos mais relevantes dados dos temas:





 

Outros Produtos a disponibilizar em 2023

Ficheiro de Uso Público (FUP) – Censos 2021


Ficheiro de Uso Público (FUP) – Censos 2021

Amostra de microdados – Disponíveis dois conjuntos de microdados dos Censos 2021: um relativo a indivíduos e outro a alojamentos, ambos com 5% de registos e uma variável comum de ligação


 

Métodos de proteção da confidencialidade nos Censos 2021

Métodos de proteção da confidencialidade nos Censos 2021

No âmbito da Política de Confidencialidade Estatística, o INE, I.P. incorpora no seu processo de produção estatística um conjunto de práticas e métodos, no sentido de assegurar a proteção dos dados que recolhe, trata e divulga. O seu objetivo é o de proteger a confidencialidade dos dados e consistem na aplicação de métodos estatísticos que minimizam o risco de identificação dos indivíduos e na adoção de medidas técnicas e organizativas que garantem a segurança da informação em todas as fases do processo estatístico (desde a recolha até à difusão de dados).

A proteção da confidencialidade dos dados individuais, bem como a salvaguarda da sua utilização exclusivamente para fins estatísticos, estão regulamentadas por um conjunto de documentos legais, instituídos aos níveis nacional e da União Europeia, nomeadamente a Lei n.º 22/2008, de 13 de maio (Lei do Sistema Estatístico Nacional), o Regulamento (CE) n.º 223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de março, e o Regulamento (UE) n.º 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril.

Nos Censos 2021, com o propósito de salvaguardar a privacidade dos indivíduos e de garantir que a sua identidade e características não são obtidas a partir dos dados divulgados, foi aplicado um método estatístico de controlo da divulgação dos dados ou comummente conhecido por tratamento de segredo estatístico, designado “Targeted Record Swapping”. Este método baseia-se, num primeiro momento, na referenciação dos indivíduos que possam ser mais facilmente identificados, por apresentarem determinadas características incomuns na respetiva unidade territorial. Num segundo momento, a sua identificação é protegida pela permuta com outros indivíduos com características base idênticas, localizados noutro alojamento e numa unidade territorial próxima. Assinale-se que a aplicação deste método garante que o total da população residente e as suas principais características, permanecem inalteradas para os diferentes níveis geográficos. Ainda assim, pode conduzir a ajustamentos de pormenor no “retrato populacional”, mas que não têm impacto estatístico significativo nos resultados disponibilizados por esta operação estatística, mantendo a sua integridade e consistência.

O “Targeted Record Swapping” foi indicado como uma boa prática a nível internacional, e recomendado especificamente como um método de tratamento de segredo estatístico adequado e robusto aos dados dos Censos no âmbito do Sistema Estatístico Europeu.